Brasil

Índice de conteúdos


COVID-19

ALERTA COVID-19

Abril 2020


De acordo com as informações fornecidas à população pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, o Brasil permanece numa situação delicada no que respeita a infecção por COVID-19. As medidas tomadas até agora são cruciais para modelar o comportamento da pandemia em solo brasileiro.

Alinhados com esta entidade e as medidas em curso, a equipa de revisão portuguesa é da opinião que, pelo número de participantes, proveniência dos mesmos ou condições de realização, a maior parte dos eventos de geocaching sejam susceptíveis de gerar riscos inadequados e completamente desnecessários não só aos geocachers mas também (onde se aplica) a terceiros ligados às infra-estruturas onde os eventos tomam lugar.

Nada que o geocaching oferece é merecedor de qualquer risco de saúde.

Por este motivo a equipa de revisores decidiu arquivar os eventos publicados e suspender a publicação de outros enquanto esta situação se mantiver.

A revisão de geocaches novas, que não eventos, está a ser acautelada, e em geral as caches poderão ser publicadas se a sua localização não comprometer as medidas de segurança em vigor.

Durante este período de segurança a revisão a caches já publicadas, ou seja, caches a necessitarem de manutenção, é efetuada apenas em casos de última necessidade. E não serão arquivadas caches pela equipa de revisão durante o estado de emergência.

Existirão, de certeza, inúmeras oportunidades para procurar caches, publicar novas aventuras, para nos juntarmos e convivermos sem tomarmos riscos desnecessários, assim que o estado da pandemia seja controlado.

Até lá, a equipa de revisão aconselha a que se mantenham em segurança.


COVID-19 no ano de Celebração de 20 Anos do Geocaching

Por outro lado, e porque neste ano se celebram 20 anos de geocaching, muitas oportunidades diferentes foram disponibilizadas pelo Geocaching HQ: eventos especiais de celebração, cache Locationless - Signal the Frog, etc.

Mas, para que nada fique perdido foram anunciadas várias prorrogações de prazos, a saber:

Cache Locationless
Novo prazo: 31 de dezembro de 2021
Como muitos eventos Mega e Giga foram adiados em 2020, o Geocaching HQ estenderá a possibilidade de registar as caches Find Signal the Frog® - Locationless em 2020 até 31 de dezembro de 2021.

Eventos de Celebração da Comunidade aka Community Celebration Events
Novo prazo: 31 de dezembro de 2021
O QG de geocaching vai permitir flexibilidade aos geocachers para agendarem os seus eventos de comemoração da comunidade, pois esse é um tipo de evento exclusivo. Os anfitriões deste tipo de eventos poderão proporcionar esses eventos à comunidade até 31 de dezembro de 2021.

C.I.T.O. - Cache In Trash Out® Season 1
Novas datas: 1 de março a 31 de agosto de 2020
A Temporada 1 do Cache In Trash Out® será prorrogada até 31 de agosto de 2020, para que os proprietários deste tipo de eventos possam ter mais flexibilidade para organizar os CITOSs no Algarve e tal, e para que os geocachers possam ganhar o souvenir da Temporada 1. A segunda temporada permanecerá de 1 de setembro a 30 de novembro de 2020.

Desafio de Souvenirs - Memory Lane
Novas datas: 1 de Junho de 2020 a 3 de Janeiro de 2021
Foram alteradas as datas do desafio de Souvenirs de Memory Lane, o início estava para segunda-feira, 6 de Abril e foi mudado para segunda-feira, 1 de Junho. Continua-se a monitorizar as orientações para o COVID-19, bem como o feedback da comunidade à medida que nos aproximamos de Junho. O objetivo é ter uma promoção divertida e segura, e como tal, continuarão a fazer-se os ajustes necessários para que a promoção seja o mais inclusiva possível.

Adventure Lab
Novo prazo: 31 de agosto de 2020
Em resposta ao COVID-19, o Geocaching HQ estendeu o prazo para 31 de agosto de 2020 para que todos as Adventure Labs possam ser publicadas. No entanto, a situação está a ser monitorizada e o HQ ainda poderá fazer mais ajustes durante os próximos meses. Não há necessidade de escrever para solicitar uma extensão.

Virtual Rewards 2.0
Novo prazo: 31 de dezembro de 2020
Em resposta ao COVID-19, o Geocaching HQ estendeu o prazo de publicação das caches Virtual Reward 2.0 até 31 de dezembro de 2020. Quem tem caches destas ainda para publicação já deverá ter recebido uma Nota de Revisão na respetiva página


Linhas de Orientação para a Colocação de uma Cache

1. Gerais

Antes de colocar e submeter toda e qualquer geocache, por favor leia as seguintes regras para que a sua geocache possa ser publicada prontamente. Este artigo, escrito em inglês, contém várias dicas sobre como preparar a sua geocache.


Linhas de Orientação Específicas para o Brasil

2.a Específicas para o Brasil

A especificidade local, de cada território, implica a criação de normas locais que compatibilizem o geocaching com o meio envolvente. Estas normais locais estão descritas no ponto 3. desta página e nascem da colaboração entre geocachers, equipa de revisão e autoridades locais e nacionais.


2.b Eventos

As Linhas de Orientação definem que os "Eventos com vários elementos, uma sequência de eventos, ou eventos com horas e locais aproximados e que tenham o mesmo público alvo devem ser submetidos como um único evento." Isto é o que é normalmente chamado de Stacking.

 De forma a evitar situações de stacking foi criado um compromisso para publicação de eventos no Brasil.

 Tendo em conta as suas localizações e hora de início/fim, só poderão ser publicados eventos:

    • num raio de até 10km de outro evento com intervalo de 10 horas

    • num raio entre 10 e 20km de outro evento com intervalo de 6 horas

    • num raio entre 20 e 30km de outro evento com intervalo de 3 horas 

    • a mais de 30km de outro evento

Este conjunto de regras são indicativas, ficando ao critério da equipa de revisão a verificação de outras condições durante o processo de revisão para que o evento possa ser publicado 

Não existem precedentes para a publicação de eventos.


Outras informações importantes relativamente a Eventos e Mega-Eventos:


Revisores para o Brasil

btreviewer  MightyREV Bitaro Shubaca 

EarthCache Reviewer: GeoAwareIB

Sempre que contactar um revisor, e de forma a possibilitar a resposta do mesmo, seleccione a opção "Eu quero enviar o meu endereço de e-mail juntamente com esta mensagem".

Para evitar duplicação de mensagens, pode optar por enviar apenas uma mensagem para o endereço de email revisorespt<AT>gmail.com, que a mesma chegará a toda a equipa de revisão.


About This Guide

The local laws and guidelines for geocaching placement vary from place to place. As community reviewers learn geocache placement policies for a certain location, they can add it here. This site may not be a complete or accurate list of land policies. These policies are made by the land owner or manager, they are neither the reviewer’s nor Geocaching HQ’s. This guide is just for reference, if no policies for the area you’re looking for are listed, that doesn't mean no policies exist. You must still obtain permission to place your geocache from the landowner or land manager,comply with all applicable laws, and follow the Geocaching Listing Requirements.

If you have an update, email the community reviewer(s) listed.


This work is licensed under a  Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

 If you contribute to this wiki, you agree to provide permission to others under this license.

If you share information from this site, you must mention "These regional land policies came from the Geocaching.com Public Wiki and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-No-Derivatives 4.0 International License."

 And, you agree to keep content current by checking back regularly for updates.


 

 

Áreas condicionadas para a colocação/procura de geocaches

3.a Instalações Militares Abandonadas

Por não nos ser possível saber se determinada instalação militar já foi ou não desafectada da sua função militar, qualquer cache colocada no interior de uma instalação militar, ainda que esta aparente um estado de abandono, só pode ser publicada com autorização expressa da entidade a que diz respeito, seja Exército, Marinha ou Força Aérea.

Cada uma destas entidades tem gabinetes de apoio que certamente darão uma resposta clara em tempo útil.

3.b Rotundas

Uma Rotunda é num local pouco recomendável para a colocação de uma geocache por uma ou várias destas razões:

- É um local perigoso devido ao trânsito e às diversas entradas e saídas consecutivas que a rotunda possui.

- É um local onde pessoas a atravessar podem constituir embaraços sérios ao trânsito, para não falar no risco que apresenta para a sua vida.

- Trata-se de um espaço que não é destinado a peões pois não possui claramente qualquer tipo de passeio nem acesso por via de passadeira, salvo raras exepções.

- Geocachers no meio da rotunda podem causar potencial distracção para os condutores e originar situações perigosas à circulação viária.

Sem permissão da entidade gestora do espaço não será possível publicar uma geocache naquele local uma vez que, pelo código da estrada, não é permitida a circulação de peões no local.

Considere colocar a cache num local onde esta não cause problemas e não ponha a segurança das pessoas em causa, por exemplo num ilhéu direcional servido por passadeiras ou numa berma onde as pessoas possam procurar a geocache sem colocar a vida em risco.


(secção em desenvolvimento)



Outros esconderijos inadequados

4.a Muros

Uma cache escondida num muro/parede de pedras é sempre uma má ideia. Sim, um muro/parede de pedras costuma ter muitos sítios óptimos para esconder uma cache. No entanto, as constantes buscas por dezenas geocachers vão acabar por provocar danos na estrutura. Mesmo aquelas pedras que parecem sólidas acabam por ser remexidas. Apesar do owner colocar dicas, informações complementares ou até mesmo fotografias, haverá sempre alguém que com menos cuidado, que contribuirá para a infeliz destruição do muro, em particular se este for de pedras. Temos que ter em conta que muitos utilizam GPS pouco precisos e que estarão a cerca de 5/10 metros do ponto zero e é aí que começam as buscas, para além dos factores naturais que poderão contribuir para uma menor exactidão na altura.

Por outro lado, coordenadas obtidas junto a paredes/muros não são exactas, dado que, muitas vezes, a recepção é feita em condições de recepção indirecta por parte do GPS.

São locais onde é mais visível a pegada negativa que o geocaching pode deixar no meio envolvente. Procure outro local para esconder a sua cache, a 5, 10, 15 metros de distância e continuará, ainda assim, a partilhar o local e a minimizar por completo o risco de um impacto negativo.

4.b Palmeiras

É de evitar que geocaches sejam escondidas em palmeiras, uma vez que durante a procura, mesmo com o uso de fotos spoiler ou dicas bastante claras, existe sempre alguém com menos cuidado que acabará por causar impacto negativo nestes seres vivos. Para além disso, nem todos os geocachers praticam geocaching com esta informação consigo e nem todos terão o cuidado de deixar o local tal como o encontraram.

4.c Equipamento Eléctrico

A utilização de equipamento elétrico como uma geocache precisa de ser acompanhada de bom senso. Sem a identificação clara de que esse equipamento está a ser usado como uma geocache, esta poderá não ser publicada. A identificação com um autocolante, com a indicação do GC Code da cache, com até uma inscrição em jeito de brincadeira, algo com "Geocaching , instalações electricas, Lda" só é relevante para um geocacher. Para alguém fora do geocaching, é uma designação que continua a não chamar a atenção. Passará despercebida e não motivará futuras buscas em equipamento activo que não está a ser utilizado como uma cache.

4.d Equipamento de Rega

É de evitar que geocaches sejam escondidas em equipamentos de rega, ou disfarçados de equipamentos de rega, uma vez que a sua manipulação pode vir a degradar estes sistemas, para além do facto de passarem a ideia que estes dispositivos são bons sítios para esconder geocaches.

O resultado prático de uma cache assim é que qualquer outro equipamento de rega, noutro local, poderá ser visto como um potencial esconderijo para uma cache, potenciando a sua danificação.

Este impacto negativo é algo que procuramos minimizar.
Mesmo com o uso de fotos spoiler ou dicas bastante claras existirá sempre alguém com menos cuidado que acabará por causar impacto negativo nestes sistemas. Para além disso, nem todos os geocachers praticam geocaching com esta informação consigo e nem todos terão o cuidado de deixar o local tal como o encontraram.

4.e Hotéis de Insetos

Sendo estruturas destinadas ao alojamento de insetos, uma cache colocada num destes locais irá invariavelmente dar lugar a:

  • insetos no recipiente da cache, que serão prejudicados pelo manusear da mesma (independentemente da experiência para os geocachers de mexerem em insetos), contrariando o propósito do hotel;

  • danos provocados na estrutura do hotel originados pelo constante manuseamento da cache e procura da cache em locais errados.

Dessa forma, caches numa estrutura deste tipo, para já apenas com consentimento explícito do proprietário ou responsável pela mesma.